Carboidratos - Durante e pós exercício

Carboidratos - Durante e pós exercício

Carboidratos - Durante e pós exercício

Olá, pessoal! Vamos terminar o assunto que começamos na semana passada?

 ㅤ

Como mencionei anteriormente, o carboidrato é fonte de combustível para exercícios e o seu consumo pré exercício (diga-se de passagem, que isso contempla as 24h antecedentes) é fundamental.

Já durante o exercício, a ingestão de carboidratos demonstrou claramente aumentar a capacidade de resistência ou o desempenho em vários contextos. Os efeitos positivos têm sido amplamente atribuídos ao fornecimento de uma fonte adicional de combustível que serve para manter as concentrações de glicose no sangue e ao uso de carboidratos como combustível durante o exercício, poupando o uso dos estoques de glicogênio existentes no corpo (isto é, fígado e/ou ou glicogênio muscular).

 ㅤ

Algumas evidências também sugerem que o consumo de carboidratos durante o exercício pode influenciar positivamente o sistema nervoso central para melhorar o desempenho por meio de um mecanismo não metabólico, possivelmente por meio da detecção oral desses carboidratos. No entanto, a maior compreensão dos efeitos é por meio de seu potencial de contribuir diretamente para o metabolismo energético durante o exercício.

 ㅤ

Em algumas situações, particularmente quando o exercício excede 2,5 a 3 h, pode ser necessário uma estratégia de alimentação com carboidratos mais agressiva e a orientação atual sugere que o consumo em taxas de até 90 g/h pode ajudar a otimizar a disponibilidade de carboidratos para o desempenho. Nessas situações, sugere-se que misturas de glicose e frutose sejam consumidas para maximizar a absorção intestinal de carboidratos e a oxidação exógena e minimizar a incidência de problemas gastrointestinais. Repetindo, por isso tivemos tanto cuidado e atenção ao formular os produtos da Z2 combinando essas múltiplas fontes de carboidratos!

 ㅤ

Gabi, e o consumo de carbo após o exercício? ㅤ

O principal objetivo da nutrição com carboidratos no pós-exercício é a recuperação dos estoques de glicogênio hepático e muscular. Para otimizar a síntese de glicogênio após o exercício exaustivo, recomenda-se que os atletas consumam carboidratos de índice glicêmico moderado a alto o mais rápido possível na taxa de 1,0 a 1,2 g/kg nas primeiras 4 horas. Com base nas evidências atuais, pode-se recomendar que os atletas que buscam recuperar os estoques de glicogênio o mais rápido possível considerem a ingestão de carboidratos a partir de uma combinação à base de glicose e frutose para estimular de maneira ideal a ressíntese de glicogênio no fígado e nos músculos.

 ㅤ

Já a proteína, que também é importante para a recuperação muscular, será discutida nos próximos posts, combinado?!

 ㅤ

Obrigada pela leitura e até a próxima!

Gabi.

 ㅤ

Referências:

Gonzalez, J.T., C.J. Fuchs, J.A. Betts, and L.J. van Loon (2016). Liver glycogen metabolism during and after prolonged endurance-type exercise. Am. J. Physiol. 311:E543-E553.

Podlogar, T., and G.A. Wallis (2020). Impact of post-exercise fructose-maltodextrin ingestion on subsequent endurance performance. Front. Nutr. 7:82.

Podlogar, T., and G.A. Wallis (2022). New horizons in carbohydrate research and application for endurance athletes. Sports Med. In press.

Podlogar, T., S. Cirnski, S. Bokal, N. Verdel, and J. Gonzalez (2022a). Addition of fructose to a carbohydrate-rich breakfast improves cycling endurance capacity in trained cyclists. Int. J. Sport Nutr. Exerc. Metab. In press.

Thomas, D.T., K.A. Erdman, and L.M. Burke (2016). Nutrition and athletic performance. Med. Sci. Sports Exerc. 48:543–568.