consumo de carboidratos

Como e porquê consumir carboidratos - antes, durante e depois do exercício físico?

Como e porquê consumir carboidratos - antes, durante e depois do exercício físico?

O consumo de carboidrato durante o exercício retarda a fadiga e melhora a performance em qualquer tipo de exercício seja ele de longa duração ou curto com alta intensidade.
 
Em exercícios de longa duração a performance aumenta por conta do aumento da concentração plasma glicose e a sustentação de altos níveis de oxidação de carboidratos. Já em exercícios de curta duração e maior intensidade o consumo de carboidrato afeta positivamente nosso sistema nervoso central.
 
A falta de carboidratos durante o treino obriga seu corpo a usar gordura e/ou proteína. Além disso a falta de glicogênio abaixa o metabolismo o que leva a estabilização e ganho de peso/gordura.
 
Resumindo, sim, com orientação e bem feito é bom você treinar seu corpo a usar gordura como fonte de energia, mas em exercícios de baixa intensidade, curta duração e poucas vezes por semana.
 
A ideia é ter sempre a mão opções de carboidrato de qualidade: palatinose, glicose, frutose, malto dextrose são todas excelentes opções, mas com diferentes eficácias no quesito absorção. Z2 tem isso e muito mais.
 
Quando se fala de nutrição o nome do jogo é planejamento. Por via de regra um atleta deveria, idealmente, tentar consumir ao menos 60g de carboidratos por hora. A absorção de carboidratos difere de acordo com o carboidrato, por isso a compisção da Z2 é ideal, procure sempre algo com variedade e quantidade de carboidratos.
 
Portanto o planejamento deve sempre seguir um racional (simplificado) assim:
45min de treino.
- Carboidrato já consumido antes do treino na alimentação ou consuma um Z2 15min antes. (50-100g) & Hidrate
- Carboidrato intra-treino (1 Z2) & Hidrate
- Carboidrato + Proteina pós treino & Hidrate
A composição do Z2 foi pensada para ser mais liquida e não ter aquela sensação de boca travada que os géis comuns costumam dar mas isso não quer dizer que tem liquido o suficiente no Z2 para substituir um bom copo/carmanhola d'água.
 
Pra facilitar sua vida montamos uma calculadora baseada no seu esporte, esforço, taxa de suor e duração. Ficou fácil hein: https://www.z2foods.com/pages/formulario-nutricao 
Se for fazer um treino que dure mais que uma hora, pense em consumir um Z2 a cada 25/45 minutos.
 
Por fim vale lembrar que estamos sendo bastante generalistas e que esse plano básico jamais deveria substituir um nutricionista (somos uma empresa de nutricionistas, de atletas e de médicos do esporte).